segunda-feira, março 28, 2005

...é tudo culpa do Tião!

Edson Aran escreveu isso aqui no seu "A Noite dos Cangaceiros Mortos-Vivos", onde o Comando Revolucionário dos Cangaceiros Mortos-Vivos está à caminho de Brasília para implantar a primeira República Cangaceirista do mundo, liderados por Ermenegildo Pinto, Raulzito e Bom Selvagem, que juntos representam as três raças que formam o Brasil: o canalha, o maluco e o safado.

"Dom Sebastião era um rei português que resolveu conquistar o Marrocos dos muçulmanos em 1578. Foi pra lá com 17 mil homens. Bastião era fodão. Na batalha de Alcácer-Quibir, ele se lançou como uma fera sobre o exército mouro e sumiu. Desapareceu. Evaporou. Ninguém achou o corpo, nada.

Como Portugal ficou sem rei, o país foi incorporado pela coroa espanhola, já que o rei da Espanha, Felipe II, também era neto de Dom Manuel, o avô do Bastião. Mas os portugueses não entregaram os pontos. Tinham certeza de que um dia Dom Sebastião ía voltar e botar ordem na casa. Tem gente que tá esperando até hoje. Papo sério.

Tudo o que aconteceu em Portugal e no Brasil é por causa do Dom Sebastião. É uma espera eterna por uma figura messiânica que vai aparecer do nada pra tirar a gente da merda. É um sebastianismo sem sentido.

O imbecil do Antônio Conselherio queria o que quando enfrentou os exércitos da República Velha em Canudos? A volta de Dom Sebastião.

Juscelino Kubistcheck queria o que quando construiu aquela maquetona chamada Brasília? A volta de Dom Sebastião.

Por que Tancredo Neves teve um troço e morreu na véspera da posse como presidente? Porque ele era uma espécie de Dom Sebastião.

Por que o Brasil está condenado a ser sempre uma país do futuro, esperando uma época que nunca chega? Por causa do Dom Sebastião. Por que os miseráveis brasileiros não mexem o rabo para melhorar de vida e preferem ficar em casa enchendo a cara e reclamando? Estão esperando o Dom Sebastião. Por que somos um gigante adormecido com a bunda descoberta? Dom Sebastião!

Quase tudo é culpa do Bastião. Dom Sebastião está entrando nos nossos genes culturais. É uma praga. É uma peste. É um vírus.

E é por isso que eu acho cangaceiro bacana. Cangaceiro não espera nada, vai lá e pega. Cangaceiro não fica meditando sobre o destino histórico da classe trabalhadora. Cangaceiro é o destino histórico da classe trabalhadora. Cangaceiro não perde tempo com masturbação intelectual sobre a organização da sociedade socialista. Cangaceiro socializa na hora. Cangaceiro quer agora. Cangaceiro não está nem aí. Cangaceiro quer que o futuro se foda. Cangaceiro é práxis. Cangaceiro é dez."


...cangaceiro é o cara.