quinta-feira, maio 18, 2006

Citius, Altius, Fortius

Gameiro!

A etimologia do meu sobrenome é muito interessante, embora levante algumas questões que são simplesmente melhor preservadas na ignorância popular (principalmente naquela dos meus amigos mais maliciosos).

Desta forma, acho mais conveniente subverter a realidade e moldá-la à meu bel prazer.

Partamos, assim, da simples idéia de que este nome singular deriva do termo norte-americano "Game" (ou "Jogo" em bom português). Me parece especialmente apropriado que meu nome de família provenha de algo tão particular.

Afinal, realmente concordo que o importante é competir; não há outro caminho para ganhar.

O termo jogo se origina do latim: Jocu, que significa gracejo. Em inglês, provém do gótico: Goman, ou companhia. Segundo Aristóteles, o jogo é uma atividade que tem seu fim em si mesma. É exercida pelo prazer de exercê-la e não pelos efeitos que pode gerar. O que provavelmente explica a também célebre idéia de Millôr Fernandes de que o xadrez é um jogo chinês muito interessante, que aumenta exponencialmente a sua habilidade de jogar xadrez.

O xadrez demonstra ainda algo muito importante acerca de jogos em geral:
É impossível ganhar um jogo de xadrez de maneira honrada. Nunca um homem disse cheque-mate em um tom que deixasse de soar de forma amarga, orgulhosa ou maliciosa.

No entanto, existe humildade no jogo. No de futebol, por exemplo, existe na entrevista do jogador:

- A gente estamos aí é pra somar e não pra dividir e se Deus quiser, graças a Deus, vamos esperar o professor dar uma oportunidade pra mostrar o nosso futebol.

... que por algum motivo se refere-se a si mesmo, na sua pessoa, no plural.
Mas não é sempre que existe humildade:

- A gente fomos prejudicados no jogo passado pelo juiz. Ele devia ter levado o jogo até os 48 do segundo tempo, mas terminou o jogo aos 47 do segundo tempo, se não fosse isso, a gente teríamos vencido.

Goleiro normalmente não fala muito, porque está sempre, misteriosamente, arfando de mais pra dar entrevista:

- Foi muito bom o jogo.. arf arf arf.. conseguimos uma vitória importante.. arf arf.. vamos treinar... para o próximo jogo agora.. arf ..arf ..arf para mantermos a boa fase...

Os jogos, todavia, por vezes demonstram influência em outros aspectos da realidade, por exemplo como quando certa vez fui comprar gibis na banca com dinheiro do Banco Imobiliário.

Existem competições esportivas que se caracterizam por suas ideossincrasias, como é o caso do incômodo barulho provocado por um jogo de truco ou das brigas conjugais causadas por uma partida de Imagem & Ação. Há ainda a lenda de que a Guerra dos Cem Anos tenha sido provocada pelo desfecho inesperado de uma partida de Pif-Paf, embora haja controvérsia.

Em resumo, gostaria de dizer que apenas poucas coisas na vida não podem ser facilmente resolvidas pressionando Esquerda, Direita, Baixo, Cima, A e B juntos. Até mesmo quando é necessário conquistar a Europa, a Oceania e um terceiro continente à escolha.

...e rumo ao Hepta.

Marcadores:

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Por piada costumo dizer que a etimologia da palavra gameiro, nao vem de gamo (caçador de gamos?) mas do inglês "game hero" !

Joao Gameiro
Cannes (Franca)

22/01/2008, 12:50  

Postar um comentário

<< Home