sábado, setembro 10, 2005

A Era Da Desinformação

Faz tempo que eu evito assitir noticiário.
Desgraça, desgraça, desgraça...

Caí na besteira de assitir o jornal, hoje:
"Mulheres japonesas lutam pelo reconhecimento social"

Nada contra o assunto. Acho que cada um tem o direito de querer o que quiser, contanto que não machuque ninguém e, de preferência, não se machuque também.

Só que o mais estranho na notícia foi o seguinte:

Ela dizia mais ou menos que com a busca pelo reconhecimento social em uma sociedade extremamente machista, 1 em cada 5 mulheres japonesas deixam de se casar. Isso resulta em um prognóstico de redução demográfica a longo prazo. A média está sendo de algo como 1,3 filho por casal. Ou seja, a população no Japão tende a diminuir e, segundo a matéria, isso seria um problema.

Apesar dos motivos serem bem negativos, as conseqüências não!

Qual o problema em uma ilha (arquipélago, na verdade), tão lotada que o povo aprendeu a plantar arroz em montanha, que tende a ter menos gente por m²?

Será que o(a) jornalista não percebeu o que estava dizendo? Será que ele(a) acha que uma população que deixa de crescer tem problemas por causa disso? Será que já não tem gente demais no mundo?

Definitivamente: TV emburrece, a não ser que você saiba conversar com ela...
Dado não é informação, informação não é conhecimento e conhecimento não é sabedoria.

1 Comments:

Blogger Ferdibrand said...

Caro Eduardo,

Na condição de jornalista, fiquei a pensar: o que a matéria disse após citar que a população japonesa tende a cair? Ela contextualizou por que isso seria um problema?

Se contextualizou, muito bem, deve ter dito que era ruim para A ou para B por esta ou aquela razão. Se não contextualizou, a informação fica vazia, pois não explica nada.

E esse é um problema dos MCM, cada vez mais agravado pela informação fragmentada. É a mesma fragmentação do pensamento capitalista e individualista, bem como da maior parte das formas de comunicação (inclusive o cinema) neste mundo ocidental cada vez mais rápido e sem tempo. Em outras palavras, uma informação sobre um país oriental dada de forma bem ocidental - sem sabedoria nenhuma...

Abraços.

14/09/2005, 23:23  

Postar um comentário

<< Home