terça-feira, setembro 23, 2008

A Guerra dos Ceg(x)os

Nunca abandonei uma sala de cinema. Não acho que sou nenhum herói, nem qualquer tipo de insensível. Simplesmente nunca me senti agredido desta forma.

O máximo que já me aconteceu foi virar o rosto em determinada cena. Quando era pequeno, não conseguia assistir "V", que passava no SBT. Era sobre alienígenas lagartos que comiam ratos e fingiam ser bonzinhos quando na verdade queriam dominar a Terra. Me escondia atrás do sofá e me levantava apenas de vez em quando. Acho que eu acabava assistindo mais sofá do que o seriado.

Talvez seja desde então que eu não vejo muita graça na sensação da iminência do susto que os filmes de horror têm em 90% de suas cenas.

Mais recentemente me peguei desviando o rosto no filme mais violento que já assisti: "A Paixão de Cristo". Mais especificamente na cena em que o chicote arranca um pedaço de osso durante o açoite. O "uhh" na sala de cinema foi geral (pelo menos entre as pessoas que ainda estavam olhando). Um filme onde, literalmente, pegaram Jesus pra Cristo.

Já em "Ensaio Sobre a Cegueira" - O Filme - penso que a minha leitura cega do livro ainda me preserva do grafismo explícito da violência narrada por Saramago.

A redução do ser humano à barbárie, pelo menos por enquanto, é cega por ser apenas um grande monte de palavras na minha mente.

No entanto creio que em alguns dias, quando eu já tiver visto o filme, meu choque já terá sido bem maior.

Confesso, entretanto, que tenho mais medo do grafismo fecal descrito no livro do que da cena sexual propriamente dita. Mas isso naturalmente se deve ao fato de que por eu ser homem, convivo todos os dias com os instintos que provavelmente causariam este tipo de destruição moral e cívica, caso o apocalipse chegasse em forma de "treva branca".

Mas apesar de saber que os homens são, por natureza, destrutivos exatamente assim, gostaria de sugerir uma leitura alternativa, para mostrar que nem tudo são flores quando o apocalipse deixa as mulheres no comando.

"Y: The Last Man" é uma longa série em quadrinhos que mostra o que aconteceria em um mundo onde, em poucas horas, todos os machos de todas as espécies, caíssem subitamente mortos. Com exceção apenas de um jovem garoto e seu mico de estimação.

A série já foi lançada em português pela Editora Devir e vale a pena em ser lida.

As conseqüências de um mundo reduzido ao estrogênio podem não ser tão graficamente explícitas como àquelas contadas por Saramago e Meirelles, mas já adianto que nem por isso deixam de causar um incômodo nó na garganta de quem tem um mínimo de carinho pela humanidade e por aquilo que fazemos de melhor, mesmo sendo, todos nós, no fundo, no fundo, uma grande podridão pintada de ouro.

1 Comments:

Blogger Katia K. said...

Fiquei curiosa pra ler esse livro.
Quanto ao Blindness, venci meu "medo" e fui ver o filme... Só posso dizer que o aspecto visual da cegueira é tão feio no filme quanto no livro. A diferença é que o filme dá corpo ao que a gente só imaginava lendo... E impressiona, muito.
Take care.

29/09/2008, 16:00  

Postar um comentário

<< Home