segunda-feira, setembro 29, 2008

A Inversão Esculáchica

Segundo a Academia Portuguesa de Letras, Caralho é a palavra com que se denominava a pequena cesta que se encontrava no alto dos mastros das caravelas, de onde os vigias perscrutavam o horizonte em busca de sinais de terra.

Dada a sua situação numa área de muita instabilidade (no alto do mastro) era onde se manifestava com maior intensidade o rolamento ou movimento lateral de um barco.
Também era considerado um lugar de castigo para aqueles marinheiros que cometiam alguma infracção a bordo.

O castigado era enviado para cumprir horas e até dias inteiros ali e quando descia ficava tão enjoado que se mantinha tranquilo por um bom par de dias. Daí surgiu a expressão:
-Vai pro caralho!

Por outro lado, Babaca, segundo o Houaiss, tem entre outros o significado de vulva, pela sonoridade similar à de algo que "baba".

Curiosamente, tendo outrora este significado marcadamente sexual, hoje em dia este é um adjetivo bem menos despudorado do que seu amigo náutico.

Marcadores:

3 Comments:

Blogger Janie Paula said...

Eu adoro momentos em que gostaria de algo para acrescentar meu conhecimento e sei que posso entrar no seu blog, tenho aprendido muito sobre a origem e semelhança das palavras, já há alguns posts!
Muito nobre!
Beijo!

Obs: Janie com baixa pressão cerebral. Vícios de House.

30/09/2008, 13:03  
Blogger Janie Paula said...

Vc tem Vicodin!?

30/09/2008, 13:03  
Blogger Taciana said...

como assim a Taci não me autorizou ainda?

17/02/2009, 02:27  

Postar um comentário

<< Home